terça-feira, 4 de setembro de 2012

O Preparo.

Pé da Corrida.Não existe um manual de como se preparar para mais de 800km em menos de 30 dias.

Não existe um jeito padrão que sirva para todas as pessoas de como se prevenir para o que mais de 800km em menos de 30 dias em uma terra estranha pode te trazer.

Sair da França e cruzar um país inteiro, o norte da Espanha, passando pelo conhecido e conturbado País Basco, apenas usando meus pés como meio de locomoção principal não será uma tarefa fácil.




View Caminho Santiago Frances in a larger map

Nestes 09 meses que antecederam o início do Caminho eu fiz de tudo.

Planejei caminhadas gigantescas simulando as caminhadas que eu irei encontrar durante o Caminho.

Procurei terrenos acidentados, com subidas, terra, pedregulhos e enfrentei dias de chuva.

Fiz caminhadas de 15km, 20km, 25km, esta última me tomou 4:30horas e me consumiu mais de 2.000 calorias, e pensar que 25km é o mínimo que tenho que andar por dia.

Eu vinha treinando corridas de Setembro a Dezembro. Em Dezembro, depois de decidir fazer o Caminho, troquei as corridas de 07km por caminhadas de 10km à 15km.

Em Fevereiro aumentei meu ritmo e passei a caminhar entre 15km á 20km, quase todo dia.

Em Março, em virtude de várias viagens, meu ritmo caiu pela metade, andei somente 05 vezes no mês, não mais que 20km.

Em Abril tentei retomar com duas caminhadas por semana e com o recorde de 25km de uma vez.

Maio me trouxe a primeira surpresa, um ataque de hemorroidas me travou os exercícios, veio forte e fiquei impossibilitado de andar no mesmo ritmo.

Após a quebra de ritmo enfrentei um Junho turbulento, tendo que acompanhar meu Pai em diversas visitas a médicos, isso realmente tomou meu tempo, a Paulinha ajudou muito, mas Junho e por consequência Julho quase não andei nada.

A proximidade da viagem, marcada para dia 06 de Setembro de 2012 me fez entrar em Agosto com vontade de retomar em tempo. Foram algumas caminhadas, mas de repente o emocional me pegou também.
Como perder tanto tempo andando se vou ficar tanto tempo fora e sem ver minha família, principalmente minha querida Julia que com certeza vai sentir muito a falta do Pai. Tenho que dedicar mais tempo para minha esposa e filha.

O final de Agosto e começo de Setembro foram tomados pelo ritmo insano de trabalho e pelos preparativos finais para a viagem.

Minhas botas usei e amaciei nos últimos 06 meses, ia trabalhar com elas para o pé acostumar com as botas e as botas também acostumarem com meu pé.

Por mais que tentasse esconder as botas de modo geral sempre haviam algumas pessoas que me perguntavam sobre elas, já outros amigos mais íntimos eu mesmo espontaneamente falava das botas e apontava para elas quando me perguntavam do Caminho. Funcionava como uma espécie de "post-it" do Caminho grudado no meu pé o tempo inteiro.

Todos os meus equipamentos foram comprados, com muita antecedência. Comprei muita coisa nos Estados Unidos pois os equipamentos que se encontra por lá possuem melhor qualidade e o preço é muito mais em conta. Uma loja em especifico me deixou boquiaberto, REI possui uma incrível variedade de aparatos, equipamentos e materiais para aventureiros e esportistas radicais. Foi nas minhas duas viagens para a Califórnia que pude comprar tudo aquilo que acredito que de alguma forma me traz a segurança para não ficar desamparado em algo ou sentir algo faltando. Da mochila a toalha de banho de secagem ultrarrápida, quase tudo comprei lá na REI mesmo.

Fazer as compras foi uma parte muito legal destes 09 meses que antecederam o Caminho, aquele ar de preparação e de que ali poderia encontrar tudo que eu precisava. Meu amigo Guido Alves me ajudou bastante e teve a paciência de me esperar depois de testar mais de 20 mochilas diferentes. Na segunda vez, 03 meses depois foi a vez do meu amigo Brillate Lin me aguentar dentro da loja.

É bom ter amigos que te suportam no verdadeiro teor da palavra.

Minha mochila, a escolhida, é uma Deuter (marca alemã super conceituada), modelo Futura Pro 38 litros. Estudei muito para escolher a melhor mochila. O peso dela, material, capa de chuva e a barrigueira com movimento vertical e lateral tornaram esta mochila a ideal para minha viagem.


Esta mochila vestiu no meu corpo, nenhuma encaixou tão bem, e apesar de que muitos acreditam que é preciso mais de 40 litros, bem, depende do que realmente você pretende levar com você, afinal quanto maior a mochila mais coisas você fica propenso a colocar dentro dela, a restrição de espaço te ajuda a ser mais seleto nas escolhas e a dar mais importância para volume e peso dos itens que vão dentro, é preciso focar no indispensável.

IMG_3039

Dizem que sua mochila não pode pesar mais do que 10% do seu peso, mas tenho 1,91m e peso 117kg. Hoje minha mochila têm 10Kg mas tenho como meta diminuir o peso dela para 08kg nos próximos 02 dias.

Tudo que realmente não será necessário deve ficar, mas como saber o que é realmente necessário?

Meu amigo e mentor desta viagem, Ameno, me deu uma lista de coisas para comprar, na verdade a lista que ele me deu era a lista dele, e para ajudar ele grifou em verde o que realmente usou na viagem, isto virou um pequeno guia do que devo realmente levar, mas sempre nos apegamos a algo mais a levar.

Nos abrigos e albergues espalhados pelo Caminho de Santiago é comum ver uma plaquinha com o seguinte dizer:

"Leve o que precise, deixe o que quiser."

Segundo Paulo Coelho, em uma entrevista recente em uma revista que a Paulinha me trouxe (acho que era da Ana Maria Braga), ele dizia o seguinte:

"O Caminho de Santiago é um caminho onde o objetivo principal é o individuo entender o que realmente é importante na vida para sua subsistência, e o que realmente é importante para um ser humano carregar para manter sua vida no Caminho não pesa mais do que 06kg."

Será que eu chego nos 06kg?

Isto não pode ser uma meta para mim. Mas serve como aviso, um aviso de que é uma viagem de desapego e de resgate do que realmente é importante para mim.

Um só resgate, o meu resgate.

Não há como prever o que pode acontecer nos próximos 30 dias.
Não há como saber como vou terminar os mais de 800km.

Por mais que eu leia.
Por mais que eu ouça.
Por mais que eu estude.
Por mais que eu busque.
Por mais que eu lute para entender os motivos.
Por mais que eu me prepare fisicamente.
Por mais que eu me prepare mentalmente.
Por mais que eu me prepare espiritualmente.
Por mais que eu acredite que o preparo me prepara depois de 09 meses de espera eu entendi que na vida nunca estamos prontos até enfrentarmos os momentos que nos aguardam.

É preciso transformar o futuro no agora e saber entender que o agora em breve será passado.

Minhas decisões do hoje afetam a minha história.
Mais fácil entender o hoje se estudei o amanhã.
O hoje sempre traz surpresas e eu nunca estive tão aberto as surpresas como hoje estou.

A ansiedade me corrói, não me deixaram pensar direito durante os meses que antecederam a data da minha partida, os dias, as horas, tudo parece não ter fim.

Quanto mais me aproximo da minha jornada mais entendo o quanto ela é especial.

Um caminho só a seguir, um caminho a seguir só.

Nos mais de 800km de caminhada a ansiedade, o medo, o desejo de viver a aventura e a saudade antecipada das pessoas que eu amo já fazem entender que este caminho já comecei a percorrer a mais de 09 meses atrás. Todo esse tempo estou caminhando dentro da minha própria cabeça, em uma busca incessante de uma viagem introspectiva com um só objetivo, o de encontrar eu mesmo.

Que venha o Caminho! Ultreya Conchero!

Um comentário: