sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Na minha mochila.

Dog in a bike - Cachorro na bicicleta.Nos últimos nove meses de preparo percebi que quanto mais tempo passava maior a minha lista de itens que não podiam faltar em minha mochila ficava.

Muitos websites publicam o que se deve levar na mochila, o que é realmente essencial para um Peregrino rumo a Santiago de Compostela.



Alguns websites sobre o que levar no Caminho que me foram muito úteis:

Em Inglês:

Li muito sobre o que levar, sobre as melhores roupas, sobre as melhores meias, melhores casacos, melhores tudo. Aos poucos fui percebendo que isto era uma bobagem, você deve sim se informar sobre o que levar, mas o que é melhor depende muito da sua percepção do que realmente é necessário e do que é exagero.

O meu amigo Ameno, um verdadeiro Mentor desta minha viagem, me deu uma lista que ele preparou para a viagem dele, e para ajudar ainda mais ele grifou aqueles itens que ele realmente usou durante a viagem.


IMG_3130 IMG_3131


Mas antes de entrar na lista de coisas que estou levando para o Caminho de Santiago gostaria de falar um pouco mais sobre o principal equipamento da minha viagem, a minha mochila.

Tão importante como minhas botas a mochila também tem que te vestir bem e ser bem ajustada para o teu corpo. Já falei um pouco sobre ela no post anterior (O Preparo) mas agora vou detalhar um pouco mais sobre ela.

A mochila:
Existem várias marcas renomadas para mochilas de trecking, mas para falar a verdade as que você vai encontrar com qualidade são as das seguintes marcas abaixo:

GREGORY (Estados Unidos)

DEUTER (Alemanha)


NORTH FACE (Estados Unidos)

QUECHUA (França)


Mas o momento final da decisão de qual mochila não está nos vídeos acima nem na história que eles contam. Somente quando você vestir no seu corpo, mochila por mochila, é que você vai descobrir qual é a certa para você.

E foi na melhor loja do ramo para fazer este tipo de testes que eu fui parar. A REI é uma loja fantástica para quem procura artigos para esportes ao ar-livre. Ela está por quase todo os Estados Unidos e a variedade de produtos impressiona.

REI

E foi no dia 07 de Abril de 2012 que tirei a foto acima, estava começando minha seção de provar todas as mochilas possíveis na loja da REI em Mountain View - Califórnia. Essa foi uma viagem especial, onde tivemos a chance de ganhar dois dias extras na Califórnia, o primeiro em virtude de termos estendido a viagem para mais um dia, o segundo por causa do chefão que teve de voltar para Taiwan um dia antes do previsto.

San Francisco - Década de 70 - Com Guido Alves logo após fuga de Alcatraz.
Guido e Marcel - San Francisco - 2012
Oba! Sobrou muito tempo e Eu, Guido e Brillate decidimos ir até San Francisco, algo que já estava planejado antes mas agora decidimos por fazer isto um dia antes e aproveitar o dia extra para compras. Brillate tinha que ir até Los Angeles, já estava marcado e por isso ele não poderia aproveitar o dia extra para compras. Pelo menos deu para levar ele em um Walmart 24Hrs, algo que ele nunca tinha feito nos EUA e que ele não acreditou nos preços e na variedade de um Walmart americano.

San Francisco - Decada de 70 - Esse foi o piloto de helicoptero asiático que contratamos para nos tirar de Alcatraz. Tivemos ótimas referencias do trabalho dele no Vietnã.
Guido e Brillate - San Francisco - 2012
Neste dia extra para compras foi quando convenci o Guido de que precisava da ajuda e da paciência dele, pois ia perder um tempão em uma loja onde ele provavelmente não iria se interessar por nada.

Percorri literalmente todos os corredores da loja, procurando itens que seriam úteis e que ainda não tinha imaginado e ao mesmo tempo conferindo minha lista de itens que precisava comprar. Mas como primeiro item, antes de tudo, precisava comprar minha mochila.

Fui direto para o paredão no fundo da loja onde de longe se viam as mochilas, eram tantas, de tantas marcas, algumas eu conhecia, outras nunca tinha ouvido falar, mas as principais estavam lá, de vários tamanhos, modelos e cores diferentes. Como já havia pesquisado bastante e até testando algumas poucas mochilas em São Paulo antes da viagem já estava meio que inclinado a comprar uma Deuter, porém não descartei nenhuma possibilidade e me lancei a testar todas entre 45 litros e 35 litros.

Depois de diversas tentativas, entre Ospreys e Gregorys, e de fazer o Guido testar outras para ter outra opinião, eu comecei a testar as Deuters. Logo de cara percebi que a cor laranja que eu imaginava ser a mais legal para a viagem por ser fácil de reconhecer não estava disponível nos tamanhos que procurava, automaticamente tendi para o Azul, foi quando encontrei a predestinada Deuter Futura Pro 38 litros. Encaixou como uma luva! No mesmo momento virei para o Guido com um sorriso na cara e disse: "Encontrei minha companheira de viagem! Agora só falta o resto!".

Futura Pro no quarto do hotel
A Predestinada, Deuter Futura Pro 38 Litros.

A foto acima foi tirada no mesmo dia, arrumando as coisas que comprei durante a viagem e os inúmeros pedidos da família e amigos.

No topo da Predestinada está o meu chapéu que comprei também na REI. Gostei tanto dele que queria usar já na viagem de volta, mas ia ficar cafona demais e não ia combinar com nada. Imagina só, eu de chapéu andando pelo aeroporto e entrando no avião, seria uma cena um tanto quanto bizarra e hilária.

A mochila realmente é muito boa, o material é de primeira, o arame nas costas da mochila deixa ela sempre ereta e distante das costas criando um vão entre minhas costas e parte de tras da mochila, ótimo para evitar o suor nas costas e bom também para colocar o meu casaco ou capa de chuva sem ter que abrir e guardar dentro dela, afinal se chover e depois parar onde vou guardar uma capa de chuva molhada? Ou penduro do lado de fora em algum lugar ou coloco ali mesmo que fica bem a mão.

Esta mochila é repleta de ajustes, mas uma das características principais dela que me chamou a atenção é a barrigueira ser flexível e móvel nas extremidades, como se tivesse um eixo central. Isso me deu muita liberdade de movimentos quando testei ela na loja. A capa para chuvas integrada só da mochila, os bolsos de fácil acesso, o compartimento bi-partido central e a fato de poder receber o CamelBack finalizaram a minha decisão.


Uma mochila leve, de apenas 1.6kg, feita para longas caminhadas, porém muitas pessoas se questionam sobre o espaço interno por causa dos 38 litros. Bem, o que posso dizer é que no caminho você não deve viajar a turismo, comprando coisas de cidade em cidade e enchendo a mala com tranqueiras, o essencial, somente o essencial é o que devo levar, e por isso 38 litros é mais do que necessário para eu levar somente o essencial.

Frente.
Costas.
A mesma mochila, bem dificil de encontrar no Brasil, custa entre R$ 450 e R$ 650, na REI paguei USD $ 130 doláres, e a mesma diferença percentualmente se repetia em todos os outros itens que comprei na REI. Minha conta total final foi de aproximadamente USD 500 contando com todo o equipamento, mochila e vestuário.

Os treinos com a mochila durante a reta final da preparação provaram que ela era realmente a certa, a verdadeira predestinada.

IMG_3043


Outros itens importantes.

Sabe, como se leva pouco quase tudo fica muito importante e por conta disto eu procurei comprar tudo de marcas renomada, dei prioridade a qualidade do que comprava para não ficar na mão.

Botas, meias e canivete suiço não saiam da minha cabeça. A bota foi uma Timberland a prova de água, bem resistente e flexível e não tão pesada. As meias eram de várias marcas mas principalmente feitas de lã de ovelha, comprei dois pares de espessura média e uma de espessura grossa, também comprei meias finas de dry-fit da Nike, secam rápido e mantem a umidade longe do pé passando o suor para as outras meias. O canivete suíço foi da Victorinox, procurei um que não fosse tão pesado mas que tivesse uma boa faca, tesoura e saca rolhas afinal no Caminho se toma muito vinho pois é muito barato na Espanha e se encontra em todos os lugares.

Meias para testar com a Bota
A cinza da esquerda é a mais grossa e a marrom da direita é a média.


O Check list final.

Eu já havia feito isto algumas semanas antes, e também praticamente tudo que eu comprava para a viagem ia direto para dentro da mochila com embalagem e tudo. Mas foi no final de semana anterior a viagem que corri para colocar tudo o que ia levar em cima da mesa da sala, fazer o check list final do que eu ia levar e ver se estava faltando alguma coisa ou se eu deixaria algo para diminuir o peso.

03 - Camisetas Drifit
03 - Cuecas de Poliester
03 - Meias grossas de caminhada
03 - Meias finas de Drifit
01 - Meia de algodão
01 - Par de luvas de Drifit
01 - Gorro de Drifit
01 - Balaclava de Poliester multifunção
01 - Cachecol
01 - Chapéu de caminhada
01 - Boné
02 - Calças de caminhada
01 - Bermuda de Drifit
01 - Calça second skin de Poliester
01 - Camisa de manga longa térmica
01 - Papete de borracha
01 - Pochete
01 - Necessaire
01 - Pochete interna para dinheiro e Passaporte
01 - Saco de dormir
01 - Óculos escuro super leve q funcione bem com baixa luminosidade
01 - Óculos de grau
02 - Cases para os óculos
01 - Toalha de banho de secagem rápida
01 - Poncho/Capa de chuva
06 - Sacos plásticos tipo ziplock
01 - Camelback de 3 litros com filtro
01 - Kit de primeiros socorros
01 - Copo de borracha retrátil
01 - Lanterna de cabeça com apito
01 - Repelente de mosquitos
01 - Canivete suíço da Victorinox
01 - Mini lanterna LED de mão
01 - Garfo, faca, colher
01 - Cotonetes
02 - Palitos de dentes de nylon
01 - Cortador de unha dos pés
01 - Cortador de unha das mãos
01 - Lixa/espátula de unhas
01 - Lentes de contato com case
01 - Lentes de contato extra
01 - Escova de dentes
01 - Pasta de dentes
02 - Tubinho anti bolhas para os pés do Dr.Schools
01 - Vodol
01 - Hemovirtus
01 - Arnica
01 - Biofenac
01 - Desodorante seco
01 - Sabonete
01 - Rolo de papel higiênico
02 - Cartelas de Novalgina
03 - Cartelas de Cafi Aspirina
01 - Cartela de Polaramine
01 - Antiacidos para o estômago Milanta e Tagmet
03 - Benegripe
01 - Porção se comprimidos de Claritin (anti-alérgico)
01 - Porção de comprimidos de Centrum
01 - Par de cadarços extra
01 - IPhone e cabo
02 - Braceleiras para o iPhone
01 - Fone de ouvido
01 - Carregador com alimentação solar para o iPhone
01 - Carregador do iPhone
01 -  Merthiolate
01 - Álcool desinfetante em Gel pequeno
01 - Cantil de 500ml de alumínio
01 - Casaco leve preto corta-vento com capuz da Nike
01 - Casaco para frio e chuva verde com capuz da Timberland
01 - 02 metros de corda de varal
04 - Pregadores de roupa

IMG_3134
Juntei tudo na mesa da sala antes de fechar o que levar na mochila em definitivo.
Clique na imagem para ver detalhes de alguns itens no Flickr.

Desta lista eu já havia retirado muita coisa como uma terceira calça, duas camisas de algodão, chinelo Havaianas, câmera fotográfica (decidi usar só o iPhone), shampoo, calça térmica e um terceiro casaco para um frio mais intenso afinal poderia usar combinações das roupas que ficaram para me agasalhar melhor se necessário.

10Kg foi o peso final da minha mochila já descontando o casaco verde da Timberland, calça e roupa de baixo que foram no meu corpo e claro, descontando a água que não estava no Camel Back. Ficou pesado mas dentro dos meus 10% do meu peso, a idéia agora era me livrar das coisas que não me fossem úteis durante o Caminho e gradualmente diminuir o peso da minha mochila.

O peso do que carregamos na vida é invisível mas cança o corpo e principalmente nossa mente.

Na minha mochila vão
Os planos que planejei
As idéias que formei
Saudades de quem deixei
Os mistérios que ainda não revelei
As histórias que vivi
Os medos que cultivei

E tudo isso pesa muito, mas muito mais do que os 10Kg da Predistinada.

Mochila e Chapéu

6 comentários:

  1. Show de bola, Marcel! Olhando essa tua lista da até medo. Coisa pra caramba! Quero ler depois sobre tudo que você se desfez no meio do caminho. Creio que pelo menos 30% do que está aí nessa lista...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita coisa mudou no meio do Caminho, afinal as circunstâncias fazem você reavaliar constantemente o que realmente é importante e o que é essencial.

      Em nossas vidas fazemos o mesmo, mas como vivemos em espaços maiores do que precisamos e possuímos mais coisas do que realmente necessitamos fica difícil julgar o que é realmente essencial no dia-a-dia de nossas vidas.

      Hoje tento entender o que mais devo me livrar em minha vida que é só peso extra. :)

      Excluir
  2. HAhahaha muito bom esse post a loja REI é animal! Muito foda! Você não mencionou que literalmente testou todas a mochilas da loja e me fez prová-las também! Eu acho que tinha curtido mais uma da north face, mas vc me convenceu que a Deuter era mais completa. E aquela parede de canivetes e ferramentas? Foi bem divertido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mencionar eu mencionei, mas deveria ter feito com mais detalhes, afinal esta foi uma etapa importante da viagem, uma das primeiras pecinhas do mosaico.

      A parede de canivetes era muito louka, todos trancados para evitar confusão. hehehehehe

      Mas o mais importante mesmo foi seu companheirismo, como um bom amigo você curtiu os momentos que antecederam a viagem comigo e teve a paciência de aguentar a parte chata onde eu simplesmente citava o Caminho em qualquer coisa que se movia. :)

      Tenho orgulho de ter alguns poucos amigos na vida que eu posso contar de verdade. Tenho orgulho de ter você como meu amigo.

      Excluir
  3. Rapaz você fez um excelente trabalho!!

    Pensou em tudo!!

    Demonstra que você é fantástico em planejamento estratégico!Parabéns!!

    Isso é que é vontade e determinação ou "O verdadeiro chamado".

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta parte do preparo foi super importante, me deu muita tranquilidade para seguir em frente uma vez que eu compreendi que estava bem equipado.

      "O Chamado" fez muito bem o papel dele na minha cabeça.;)

      Excluir